Desc da IMG

MOMMY MAKEOVER

O QUE É O MOMMY MAKEOVER - CIRURGIA PLÁSTICA PÓS-MATERNIDADE?
A experiência da maternidade é única e vem cheia de mudanças na vida das mamães, tanto do ponto de vista físico, quanto sócio psicológico e no relacionamento familiar. Sem dúvida uma das mais intensas, marcantes e gratificantes fases da vida das mulheres. É também evidente que há inúmeras alterações na anatomia e no contorno corporal dessas mamães. O envolvimento integral da mulher nos cuidados com o bebê, principalmente nos primeiros anos de vida, muitas vezes, não permite que medidas como atividade física e alguns tratamentos estéticos sejam aplicados para as novas mamães. Isso pode gerar algumas insatisfações com o contorno corporal, baixa da auto-estima, consequentemente problemas de auto-imagem e até relacionamento íntimo.

O termo em inglês denominado MOMMY MAKEOVER, TRANSFORMAÇÃO DA MAMÃE, começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos para denominar a associação de alguns procedimentos da cirurgia estética que tratam as alterações do contorno corporal das mulheres que experimentam a maternidade e desejam reaver a silhueta de antes da(s) gestação(ões). Usualmente há uma combinação de procedimentos que tratam das alterações de flacidez e volume das mamas, dos excessos de pele e gordura do abdome e tronco, além do reposicionamento da musculatura abdominal. O público que melhor se ajusta ao perfil dessa modalidade de tratamento é aquele formado por mulheres de 23 a 50 anos que passaram por uma ou mais gestações, ativas e que não estão contentes com o contorno corporal adquirido após a maternidade e desejam recuperar sua auto-estima e confiança.


PORQUE O MOMMY MAKEOVER?
É uma maneira que podemos descrever alterações anatômicas processadas durante a gestação e pós a lactação na mama e no abdome. Durante a gestação, as mamas crescem respondendo ao estímulo hormonal que a prepara para a função do aleitamento materno, com isso há uma significativa distensão da pele e dos ligamentos que sustentam a glândula mamária. Após a Lactação, a glândula mamária sofre uma involução resultando em mamas menores, geralmente flácidas e sem projeção. Do mesmo modo, o Abdome sofre significativas alterações pela intensa distensão da parede abdominal, devido ao volume do útero gravídico. A pele e a musculatura tem freqüentemente sua capacidade de distensão ultrapassada, levando ao aparecimento de estrias, flacidez e prejudicando o contorno corporal. O abdome perde o contorno pré-gestação, resultando numa projeção infra-umbilical e perda da curva da cintura, o que é de difícil recuperação sem o tratamento cirúrgico. Os procedimentos cirúrgicos estéticos sobre a parede abdominal atuam sobre estas alterações proporcionando resultados significativos.
Desc da IMG

Como são usualmente procedimentos combinados, que atuam sobre mais de uma área anatômica ao mesmo tempo, durante única internação, procedimento anestésico e recuperação pós-operatória. O procedimento também possuí um custo diferenciado em relação a cirurgias realizadas em tempos diferentes, o MOMMY MAKEOVER pode ser uma alternativa interessante para você.

Caso você se identifica com uma ou mais situações listadas abaixo, o MOMMY MAKEOVER pode ser pra você:
- Gostaria de aumentar ou levantar suas mamas que diminuíram após a amamentação?
- Suas mamas, durante a amamentação, ficaram do tamanho que você gostaria de mantê-las?
- Apesar de intenso trabalho físico abdominal seu abdome se mantém projetado e sua cintura não ganha definição?
- Meu abdome nunca mais foi o mesmo após ter tido filhos!
- Gostaria de remover ou diminuir ao máximo as estrias que se instalaram após minha gestação?


QUAIS OS TIPOS DE PROCEDIMENTOS POSSÍVEIS E SUAS COMBINAÇÕES?
O MOMMY MAKEOVER é a associação de procedimentos que visa recuperar as alterações do contorno corporal que ocorrem após a maternidade. Basicamente os procedimentos são aqueles que atuam sobre as mamas e a parede abdominal, contudo, pode haver a inclusão de outros procedimentos.
Desc da IMG

Procedimentos que tratam do Abdome:
- LIPOASPIRAÇÃO DO ABDOME
- ABDOMINOPLASTIA CLÁSSICA
- LIPOMINIABDOME

Procedimentos que tratam das Mamas:
- MAMOPLASTIA DE AUMENTO (IMPLANTES MAMÁRIOS)
- LEVANTAMENTO DAS MAMAS (MASTOPEXIA – COM OU SEM IMPLANTES)
- MAMOPLASTIA REDUTORA
Desc da IMG

Procedimentos adicionais:
- LIPOASPIRAÇÃO DE DORSO E FLANCOS
Cada paciente apresenta alterações que lhe são peculiares, portanto não há um MOMMY MAKEOVER padrão, as combinações são aquelas direcionadas a tratar cada caso em particular. Questione ao Especialista o que melhor se ajusta a suas expectativas e necessidades. Lembre-se que Cirurgias Associadas só podem ser programadas se você apresentar condições clínicas favoráveis e possibilidade de seguir as orientações e cuidados pós-operatórios necessários.

Qual é o período de Internação?
Na maioria dos casos, o tempo de internação é de 24horas.

O que esperar sobre a recuperação Pós-operatória?
Sua recuperação dependerá de uma série de medidas a serem seguidas, de acordo com a associação de procedimentos que irão melhor atender ao seu caso. Usualmente a recuperação dos procedimentos sobre as mamas não interferem na recuperação do abdome. Em casos de cirurgias como a ABDOMINOPLASTIA CLÁSSICA, os cuidados são mais rigorosos quanto a postura e repouso. Nesses casos, é recomendável de 3 a 4 semanas de afastamento das atividades profissionais. Atividades físicas são usualmente liberadas de 60 a 90 dias após sua cirurgia. Você pode consultar maiores detalhes nos links sobre os procedimentos descritos individualmente.

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA SUA CIRURGIA:
Desc da IMG

SUSPENDER O USO DE ASPIRINA® OU PRODUTOS QUE CONTENHA AAS-ACIDO ACETIL SALICÍLICO- DESCONGESTIONANTES, ANTI-GRIPAIS, IBUPROFENO POR DUAS SEMANAS ANTES E DEPOIS DE SEU PROCEDIMENTO. Esses medicamentos alteram a viscosidade do sangue podendo levar a transtornos da coagulação sanguínea aumentando o risco de hemorragias de difícil controle, hematomas e grandes equimoses. Em caso de dor ou febre nesse período por favor comunique o Cirurgião e recomenda-se utilizar medicamentos que contenham Dipirona ou Acetaminofeno como NovalginaI® e/ou Tylenol®.

EVITE FUMAR pelo menos por duas semanas antes da sua cirurgia. O Fumo promove o colapso dos vasos capilares da micro circulação e prejudica o processo de Cicatrização.

EVITE O USO DE ÁLCOOL pelo menos 10 a 14 dias antes e depois da cirurgia. O Álcool sobrecarrega o sistema Hepático, sistema responsável pela metabolização de quase todas as drogas utilizadas na sua anestesia.

DIMINUA A SUA INGESTA DE SAL no pós-operatório, limite ao máximo de 2g/dia. Isso irá ajudar a diminuir o edema após sua cirurgia.

BEBA MUITA ÁGUA, isso irá ajudar na eliminação das toxinas do processo inflamatório.

SUSPENDA O USO DE VITAMINAS, FITOTERÁPICOS E OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES, por pelo menos 2 semanas antes da sua cirurgia. Essas substâncias podem alterar os resultados de exames importantes na sua avaliação pré-Operatória ou levar a alterações da coagulação sanguínea.

SIGA EXTRITAMENTE AS ORIENTAÇÕES PRESCRITAS PELO SEU CIRURGIÃO ANTES E DEPOIS DA SUA CIRURGIA, ISSO VAI PERMITIR QUE VOCÊ TENHA UMA EVOLUÇÃO FAVORÁVEL. TENHA SEMPRE UM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE E CAPAZ, QUE VOCÊ POSSA CONTAR PARA LHE ASSISTIR EM SUAS NECESSIDADES NOS PRIMEIROS DIAS APÓS SUA CIRURGIA.

www.cfm.org.br

Links úteis:
www.cirurgiaplastica.org.br