LIFTING FACIAL

O Lifting Facial é o procedimento indicado para as pessoas que estão descontentes com seu aspecto estético Facial relacionadas ao envelhecimento. Proporciona uma aparência mais jovem ao rosto e pescoço. O Lifting Facial é uma cirurgia altamente pessoal e individualizada, uma vez que as características do rosto são peculiares a cada indivíduo. Cada paciente apresenta seu próprio grau de flacidez e excesso de pele, sinais de envelhecimento, linhas de expressão, bem como, a estrutura óssea e distribuição muscular e de gordura que lhe são peculiares, e tais fatores são determinantes no resultado estético final.
No moderno Lifting Facial as incisões são feitas menores possíveis e a pele é ajustada na tensão ideal a fim de alcançar um resultado natural, mais jovial, mas sem estigmas de um paciente operado. Entretanto, o que determina a extensão das cicatrizes são as alterações apresentadas pelos pacientes. Não existe Cirurgia Plástica sem cicatriz! O que existe são técnicas que permitem posicioná-las de maneira que fiquem o menos perceptíveis possível, bem como, cuidados pós-cirúrgicos que visam tornar as cicatrizes de melhor qualidade.
Desc da IMG

No Lifting Facial, os tecidos subjacentes abaixo da pele são reposicionados para adicionar volume em áreas que perderam sua sustentação com o passar dos anos, ajusta-se o excesso de pele, buscando assim uma aparência mais jovial, suave e natural.

Não existe a fórmula ideal para se executar um Lifting Facial "perfeito". Anos de debates e inúmeros estudos científicos médico-cirúrgicos não conduziram os cirurgiões plásticos a um consenso sobre qual seria a melhor técnica cirúrgica. O que realmente existe é um conjunto de medidas que podem ser tomadas cirurgicamente, e que devem contar com a adoção, por parte do paciente, de medidas saudáveis de cuidado da sua pele e o auxílio valioso de suporte, manutenção e aprimoramento dos resultados como a Dermatologia Cosmética, Nutrologia e etc.

Podemos dizer que o Lifting Facial "perfeito" é o resultado de um bom julgamento e habilidade do cirurgião ao aplicar a técnica que produz os melhores e mais confiáveis resultados através de suas mãos, respeitando sempre a singularidade de cada paciente.

O que o Lifting Facial realmente pode fazer?
Desc da IMG

Bochechas caídas
O Lifting Facial pode corrigir as bochechas caídas e flacidez do rosto. Para ver quanta pele pode ser removida de seu rosto, use o polegar e o indicador para pinçar suavemente a pele na frente da orelha. O montante que se pode pinçar com os dedos é o mesmo que pode ser removido cirurgicamente no Lifting Facial.

Linha do maxilar sem definição
O Lifting Facial pode remover bolsas de pele e gordura que se formaram ao longo da linha do maxilar. Com o tempo, a definição da linha do maxilar dá lugar à gordura acumulada e pele flácida. Em casos mais avançados, pode já não ser evidente onde termina a linha do maxilar e onde começa o pescoço.

TRATAMENTO DAS ESTRUTURAS PROFUNDAS
Lamentavelmente o envelhecimento Facial não fica confinado a porção que vemos do rosto, a pele. Por ação do processo natural de envelhecimento a musculatura, a gordura, os ligamentos e as fáscias de sustentação sofrem alterações. Durante o exame clínico, em sua consulta, e de acordo com suas queixas, o cirurgião irá determinar quais recursos técnicos que permitem o tratamento dessas estruturas. Nesses casos, a complexidade do procedimento adquire um maior grau. As alterações que você apresenta é que vão determinar o tamanho e complexidade do tratamento. Essas manobras visam manter os resultados mais estáveis e naturais. Certamente, se você apresentar essas alterações, iremos indicar os procedimentos adequados para o seu caso.

Pescoço flácido
O Lifting Facial também remove com sucesso o excesso de pele e de gordura no pescoço. Um dos músculos do pescoço, o Platisma, pode formar proeminentes bandas horizontais que, em casos avançados, pode desenvolver algo semelhante ao "papo de peru". Outro problema estético no pescoço é o efeito "queixo de Bruxa" causado pelo excesso de gordura.
Desc da IMG
LIFTING FACIAL APENAS DO PESCOÇO
O Lifting Facial apenas do pescoço, também chamado Platismaplastia, é indicado para pessoas que apresentam apenas flacidez muscular no pescoço com pequeno excesso de pele e sem flacidez no rosto - uma combinação rara. Nesta técnica, o cirurgião plástico faz uma pequena incisão abaixo do queixo, procede a correção do afastamento do músculo Platisma e, se necessário, remove a gordura do pescoço através de lipoaspiração antes do tratamento da musculatura. Se optarmos por esta técnica, o resultado será limitado apenas a esta área tratada. É um procedimento muito frequente no Lifting Facial completo.
Desc da IMG
REGIÃO DOS OLHOS
O Lifting Facial certamente pode melhorar a aparência no pescoço e na parte baixa do rosto. Porém, não melhora a aparência na região dos olhos. As pessoas que possuem excesso de pele e bolsas de gordura na região dos olhos devem considerar a blefaroplastia. A blefaroplastia é a técnica cirúrgica que remove o excesso de pele e gordura das pálpebras resultando em um semblante mais jovial e brilhante. Usualmente é realizada em conjunto com o Lifting Facial.


LINK BLEFAROPLASTIA

LIFTING FRONTAL
Para melhorar a aparência na região da testa, indica-se a técnica cirúrgica Lifting Frontal. Executa-se uma incisão cirúrgica no couro cabeludo uns 4 centímetros acima da linha do pé do cabelo na região da testa, trata-se a musculatura frontal e glabelar (região entre os olhos), depois se traciona a pele removendo o excesso, por fim, o cirurgião sutura a incisão que ficará escondida pelos cabelos. Quando necessário, os cirurgiões plásticos executam este procedimento cirúrgico em combinação com o Lifting Facial. Mas, na maioria dos casos, é possível melhorar a aparência na testa através da injeção de toxina botulínica e tratamentos dermatológicos complementares (peelings), que alisam a pele, melhoram a textura, tonificam os tecidos, preenchem rugas e removem manchas. Porém, nos casos de flacidez, os resultados são pouco duráveis sendo necessário a cirurgia do Lifting Frontal.

LINK TOXINA BOTULINICA E PRENCHIMENTOS

RUGAS E PROBLEMAS DE PELE
O Lifting Facial infelizmente não melhora a qualidade da pele. Portanto, problemas de rugas, manchas, textura e cor não são corrigidas pelo Lifting Facial. Para resolver estes problemas, encaminhamos os pacientes para tratamentos não cirúrgicos realizados por Dermatologistas que irão conduzir o tratamento complementar ao Lifting Facial para conseguir um efeito de rejuvenescimento facial suave e pleno.

Mini Lifting
O Mini Lifting é indicado para pacientes com boa compleição facial e que apresentam pequena flacidez de pele. Visa o tratamento da região das bochechas e uma melhora do contorno das linhas da mandíbula. Pode estar associada ao tratamento da região dos olhos através da Blefaroplastia. Pode ser também considerada a segunda cirurgia para manter os resultados do primeiro Lifting Facial após 10, 15 ou até 20 anos.

Obviamente esta técnica apresenta resultados limitados para casos com indicações adicionais. Vale lembrar que o Mini Lifting não aborda a região do pescoço. Usualmente, para pacientes mais jovens resulta em cicatrizes menores, limitadas a região ao redor da orelha com período de recuperação mais curto.

Obviamente esta técnica apresenta resultados limitados para casos com indicações adicionais. Vale lembrar que o Mini Lifting não aborda a região do pescoço.
A CIRURGIA DE LIFTING FACIAL SE REALIZA NAS SEGUINTES CONDIÇÕES E IMPLICAÇÕES:

AMBIENTE OPERATÓRIO:
O Lifting Facial é um procedimento complexo, minucioso e que compreende no tratamento mais de uma região da unidade estética Facial. Por estas razões, realizamos os procedimentos em AMBIENTE HOSPITALAR, o que significa que a cirurgia é executada em um ambiente preparado que oferece mais conforto, privacidade com nível de segurança apropriado, pois dispõe de recursos como CTI, laboratório, centro de imagem e especialistas de outras áreas para prestar suporte ao cirurgião em caso de necessidade.

DURAÇÃO: Em média 6 horas de cirurgia para o Lifting Facial completo.

ANESTESIA: Anestesia local com sedação é utilizada em cirurgias de pequeno e médio porte. Para cirurgias de maior porte indicamos a anestesia geral sob a condução dos nossos STAFFS de anestesiologia que irão manter controle dos sinais vitais do paciente enquanto executamos a cirurgia.
LINK ANESTESIA

RISCOS: Como em qualquer procedimento cirúrgico, todos os cuidados são tomados para que possamos evitar complicações pós-operatórias. As complicações possíveis são: hematoma, seroma, deiscência de sutura, infecção, paresia (perda de função) transitória dos nervos da face, paralisia facial, cicatrizes hipertróficas, quelóide, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Pacientes fumantes apresentam todos os riscos acima mencionados em maior probabilidade. Discuta a respeito com o cirurgião, assim os riscos serão expostos com maiores detalhes.

PÓS-OPERATÓRIO: Mantemos o paciente internado pelo menos nas primeiras 24 horas, podendo se estender a dois dias. No primeiro dia após sua cirurgia, serão trocados os curativos acolchoados, revisamos os pontos e cicatrizes. É mandatório o repouso no leito, evitar movimentos amplos com a cabeça. No segundo dia, serão removidos os curativos acolchoados e iniciamos a retirada dos pontos dos olhos. Procederemos uma lavagem completa da sua cabeça e cabelos. Esse procedimento será realizado no hospital, se já tiver obtido alta hospitalar será no domicilio, consulte a nossa equipe a respeito dessas facilidades. A partir daí, serão programadas as revisões em consultório para a retirada gradual e progressiva dos pontos a partir do quinto dia até 14 dias.

RECUPERAÇÃO: Os primeiros dias que se seguem da cirurgia são os que geram o maior desconforto, devido ao edema (inchaço) e a necessidade de bandagens e curativos acolchoados nas primeiras 48horas. A dor não é frequentemente observada, e quando acontece, é facilmente tratada com os analgésicos prescritos. É recomendado manter postura com a cabeceira elevada, evitando-se movimentos amplos ou mais bruscos do pescoço e cabeça. Devido a impossibilidade de dormir de bruços ou de lado, alguns pacientes recorrem a uso de medicamentos indutores do sono, a fim de lograrem um sono tranquilo. Logo após a cirurgia, os resultados definitivos ainda não estarão perceptíveis, tenha calma, porque mais tarde tudo estará bem. No começo, seu rosto pode estar diferente e você pode se sentir bastante estranho. Suas características podem estar modificadas pelo inchaço, seus movimentos faciais podem estar levemente dificultados e as cicatrizes mais visíveis e perceptíveis. Ter a consciência que estas alterações são normais, e que cederão com o tempo, deixa os pacientes mais tranquilos. Descanse tranquilo, esta etapa passará. Dia a dia, sua face começará a parecer melhor e os resultados vão aparecer. À medida que passam os dias, os pontos são retirados dos olhos, as bandagens são retiradas e o paciente experimenta uma sensação de alívio. Visitas rotineiras ao cirurgião são programadas para acompanhar a evolução do caso, orientar e oferecer segurança ao paciente.Os banhos são recomendados dia sim dia não, sob supervisão durante os primeiros sete dias, até o décimo dia praticamente todos os pontos são removidos. Em quinze dias já é possível observar uma melhora significativa dos edemas. Na terceira semana, você se sentirá muito melhor. A maioria dos pacientes podem voltar ao trabalho aproximadamente de dez dias a duas semanas depois de cirurgia. Se for necessário maquiagem especial, com bloqueadores solares, é possível esconder a maioria dos sinais ainda presentes da cirurgia, o que facilita o retorno mais cedo as atividades normais. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Cada paciente comporta-se de maneira individual em relação à evolução das cicatrizes, podendo, em certos casos, tornar-se praticamente invisível . Apesar desta advertência prévia, muitos pacientes costumam esquecer dos detalhes que são transmitidos durante a sua consulta inicial, passando a preocupar-se excessivamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório. Estes incômodos serão temporários e tenderão a desaparecer. Recomendamos que pacientes submetidos ao Lifting Facial completo reserve 30 dias para voltar as atividades externas de trabalho e convívio social, nesse período orientamos que o paciente separe para um adequado seguimento dos procedimentos pós-operatórios. A exposição solar é proibida até 60 dias após a cirurgia, sob risco de manchas permanentes sobre as áreas tratadas. Durante este período o uso de filtros solares e o uso de chapéus e óculos são mandatórios pelas razões acima descritas. O retorno às atividades físicas de impacto são liberadas ao redor de 60 dias, porém, em casos com evolução excepcional em menor tempo.

RESULTADO: Após o período de completa recuperação, procure desfrutar de sua nova imagem. O resultado definitivo deve ser alcançado em torno de 180 dias.

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA SUA CIRURGIA:
Desc da IMG

SUSPENDER O USO DE ASPIRINA® OU PRODUTOS QUE CONTENHA AAS-ACIDO ACETIL SALICÍLICO- DESCONGESTIONANTES, ANTI-GRIPAIS, IBUPROFENO POR DUAS SEMANAS ANTES E DEPOIS DE SEU PROCEDIMENTO. Esses medicamentos alteram a viscosidade do sangue podendo levar a transtornos da coagulação sanguínea aumentando o risco de hemorragias de difícil controle, hematomas e grandes equimoses. Em caso de dor ou febre nesse período por favor comunique o Cirurgião e recomenda-se utilizar medicamentos que contenham Dipirona ou Acetaminofeno como NovalginaI® e/ou Tylenol®.

EVITE FUMAR pelo menos por duas semanas antes da sua cirurgia. O Fumo promove o colapso dos vasos capilares da micro circulação e prejudica o processo de Cicatrização.

EVITE O USO DE ÁLCOOL pelo menos 10 a 14 dias antes e depois da cirurgia. O Álcool sobrecarrega o sistema Hepático, sistema responsável pela metabolização de quase todas as drogas utilizadas na sua anestesia.

DIMINUA A SUA INGESTA DE SAL no pós-operatório, limite ao máximo de 2g/dia. Isso irá ajudar a diminuir o edema após sua cirurgia.

BEBA MUITA ÁGUA, isso irá ajudar na eliminação das toxinas do processo inflamatório.

SUSPENDA O USO DE VITAMINAS, FITOTERÁPICOS E OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES, por pelo menos 2 semanas antes da sua cirurgia. Essas substâncias podem alterar os resultados de exames importantes na sua avaliação pré-Operatória ou levar a alterações da coagulação sanguínea.

SIGA EXTRITAMENTE AS ORIENTAÇÕES PRESCRITAS PELO SEU CIRURGIÃO ANTES E DEPOIS DA SUA CIRURGIA, ISSO VAI PERMITIR QUE VOCÊ TENHA UMA EVOLUÇÃO FAVORÁVEL. TENHA SEMPRE UM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE E CAPAZ, QUE VOCÊ POSSA CONTAR PARA LHE ASSISTIR EM SUAS NECESSIDADES NOS PRIMEIROS DIAS APÓS SUA CIRURGIA.

www.cfm.org.br

Links úteis:
www.cirurgiaplastica.org.br