DICAS IMPORTATANTES


O que é Cirurgia Plástica?

A Cirurgia Plástica é a especialidade médica cirúrgica que se dedica ao tratamento de alterações e/ou deformidades, congênitas ou adquiridas, com a finalidade do aprimoramento estético funcional.


Qual profissional é habilitado a realizar Cirurgias Plásticas?

Qual profissional é habilitado a realizar Cirurgias Plásticas?
Os procedimentos de Cirurgia Plástica devem ser realizados por Médicos, treinados e habilitados através de dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral, três anos de Residência Médica em Cirurgia Plástica, com titulação de Especialista pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA. Certifique-se a respeito da qualificação do profissional com o qual você deseja operar. Acesse www.cirurgiaplastica.org.br


VOCÊ ESTÁ PENSANDO EM FAZER UMA CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA?

Caso deseje modificar sua aparência ou aprimorar ser contorno corporal, observe se você se enquadra nos critérios que identificam o perfil do bom candidato a um procedimento de Cirurgia Plástica Estética:

- O paciente deve apresentar expectativas realísticas sobre o que deseja, ser capaz de entender que tipo de resultado pode ser alcançado com o procedimento proposto pelo especialista, bem como capaz de identificar e aceitar as limitações que seu próprio corpo apresenta.

- O paciente deve gozar de boa saúde ou até mesmo pode apresentar patologias Crônicas Controladas através de tratamentos medicamentosos desde que não interfiram no procedimento cirúrgico/anestésico proposto. Isso pode ser muito bem avaliado em sua consulta, com o cirurgião, através de uma minuciosa anamnese (história clínica) e exames complementares. O paciente deve informar qualquer passado de doenças, alergias e uso de medicações e substâncias (Homeopatia, suplementos alimentares, fitoterápicos, florais, vitaminas, Cigarro e assemelhados, bebidas alcoólicas, drogas e etc..) bem como não deve omitir qualquer informação solicitada pelo especialista sob risco de comprometer seu estado de saúde.

- O paciente deve assimilar, seguir e reconhecer a importância de todas das as orientações passadas pelo especialista como; preparo para cirurgia, período de repouso, restrição a volta de atividades físicas e laborativas, indicação de tratamentos adicionais de reabilitação, revisões e acompanhamento pós-operatório. Por se tratar de uma especialidade médica, a Cirurgia Plástica não pode ser considerada uma ciência exata e que nenhum cirurgião pode garantir os resultados cirúrgicos com exatidão, pois estes, obedecem a uma infinidade de variáveis biológicas e ambientais. Bons resultados são esperados e todo o esforço será empregado pela equipe médica a fim de se atingir os melhores resultados. O paciente também deve estar ciente de que os dois lados do corpo humano não são iguais e que nunca poderão ser feitos iguais, respeitando sempre as limitações anatômicas e o princípio da lateralidade. Devido à natureza não exata da cirurgia, condições imprevistas podem requerer a utilização de procedimentos adicionais ou diferentes daqueles originalmente propostos e que pequenas revisões e/ou correções da mesma podem ser necessárias posteriormente a fim de se aprimorar os resultados obtidos.

- O paciente deve estar preparado Financeiramente e dispor de estrutura de auxílio e suporte de pessoas capazes, antes e depois do procedimento cirúrgico, a fim de adequada higiene, ajuda com modeladores e cintas, administração dos medicamentos prescritos, alimentação e locomoção. O tempo de dependência desses cuidados varia de acordo com o procedimento proposto pelo especialista. Questione a respeito.


ALGUMAS DICAS PARA OBTER SUCESSO EM SUA CIRURGIA:

- Certifique-se quanto a Capacitação e Habilitação do profissional com quem você pretende operar.

- Durante a entrevista, e nas avaliações, seja objetivo quanto a seus desejos e expectativas quanto a sua cirurgia. Questione tudo e esgote as suas dúvidas.

- Cultive uma relação cordial e respeitosa com o profissional a quem você escolheu. Invista na melhor relação médio-paciente através da confiança e honestidade mútuas.

- Siga estritamente as orientações e recomendações pré e pós-operatórias. Faça a sua parte. Sua postura e atitudes são determinantes, e podem alterar o curso de sua recuperação.

Você decidido(a), antes de submeter-se a qualquer Cirurgia Plástica Estética é recomendável que esteja seguro(a) de sua decisão, tenha certeza que você está totalmente informado de todo o processo, encontra-se bem emocionalmente e com o suporte de seus amigos e familiares. A Cirurgia Plástica, que você escolheu, é um procedimento eletivo, um passo importante na sua vida e das pessoas que o cercam, você certamente necessitará de apoio e cuidados daqueles que o(a) amam. Seja prudente, comunique qualquer alteração do seu estado de saúde antes de sua cirurgia, siga todas as orientações prescritas e evite os medicamentos listados que podem alterar sua coagulação e possam interagir mal com a sua anestesia. No mais desfrute do seu resultado, seja feliz.



RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA SUA CIRURGIA:
Desc da IMG

SUSPENDER O USO DE ASPIRINA® OU PRODUTOS QUE CONTENHA AAS-ACIDO ACETIL SALICÍLICO- DESCONGESTIONANTES, ANTI-GRIPAIS, IBUPROFENO POR DUAS SEMANAS ANTES E DEPOIS DE SEU PROCEDIMENTO. Esses medicamentos alteram a viscosidade do sangue podendo levar a transtornos da coagulação sanguínea aumentando o risco de hemorragias de difícil controle, hematomas e grandes equimoses. Em caso de dor ou febre nesse período por favor comunique o Cirurgião e recomenda-se utilizar medicamentos que contenham Dipirona ou Acetaminofeno como NovalginaI® e/ou Tylenol®.

EVITE FUMAR pelo menos por duas semanas antes da sua cirurgia. O Fumo promove o colapso dos vasos capilares da micro circulação e prejudica o processo de Cicatrização.

EVITE O USO DE ÁLCOOL pelo menos 10 a 14 dias antes e depois da cirurgia. O Álcool sobrecarrega o sistema Hepático, sistema responsável pela metabolização de quase todas as drogas utilizadas na sua anestesia.

DIMINUA A SUA INGESTA DE SAL no pós-operatório, limite ao máximo de 2g/dia. Isso irá ajudar a diminuir o edema após sua cirurgia.

BEBA MUITA ÁGUA, isso irá ajudar na eliminação das toxinas do processo inflamatório.

SUSPENDA O USO DE VITAMINAS, FITOTERÁPICOS E OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES, por pelo menos 2 semanas antes da sua cirurgia. Essas substâncias podem alterar os resultados de exames importantes na sua avaliação pré-Operatória ou levar a alterações da coagulação sanguínea.

SIGA EXTRITAMENTE AS ORIENTAÇÕES PRESCRITAS PELO SEU CIRURGIÃO ANTES E DEPOIS DA SUA CIRURGIA, ISSO VAI PERMITIR QUE VOCÊ TENHA UMA EVOLUÇÃO FAVORÁVEL. TENHA SEMPRE UM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE E CAPAZ, QUE VOCÊ POSSA CONTAR PARA LHE ASSISTIR EM SUAS NECESSIDADES NOS PRIMEIROS DIAS APÓS SUA CIRURGIA.

www.cfm.org.br

Links úteis:
www.cirurgiaplastica.org.br
www.cremerj.org.br/skel.php
www.cremers.org.br
www.ipras.org/members/doctors/marcelo-castro-marcal-pessoa
www.silhouette.med.br
www.hcniteroi.com.br
www.maternidadesaofrancisco.com.br/maternidade.html
www.niteroidor.com.br
www.todaemforma.com.br